Banner

Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos

Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos

Objetivo da intervenção

Apoiar os investimentos na prevenção da floresta, no domínio das pragas e doenças, incêndios florestais e invasoras lenhosas.

Intervenção ao nível das explorações florestais e agroflorestais:

  • Agentes bióticos – custo decorrente de operações fitossanitárias, em concordância com os princípios orientadores do POSF que providenciam as bases de intervenção para uma mais eficaz aplicação das medidas de proteção fitossanitária que se revelem adequadas, e ainda ações de controlo de espécies exóticas invasoras.
  • Agentes abióticos – custos decorrentes da instalação ou manutenção de áreas estratégicas de mosaicos de parcelas de gestão de combustível.

Intervenção com escala territorial relevante:

  • Agentes bióticos – implementação e manutenção de um sistema de monitorização de pragas e doenças, ações de prevenção e controlo, em concordância com os princípios orientadores do POSF que providenciam as bases de intervenção para uma mais eficaz aplicação das medidas de proteção fitossanitária que se revelem adequadas, e tendo ainda em conta a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
  • Agentes abióticos – instalação ou manutenção de áreas estratégicas de mosaicos de parcelas de gestão de combustível e de faixas de gestão de combustível, bem como instalação e manutenção de sinalização de infraestruturas de gestão integrada de fogos rurais.

Apoiar a elaboração do Plano de Gestão Florestal ou instrumento equivalente, incluindo os custos de levantamento perimetral em áreas sem cadastro geométrico, elaboração do RJAAR, a elaboração da candidatura e de outros estudos prévios à execução do projeto.

Consulte a Ficha de Intervenção que preparámos, e saiba mais sobre estes apoios.

Última atualização:

Publicado a: