Banner

Conservação e melhoramento de recursos genéticos (animais, vegetais e‎ florestais)

Conservação e melhoramento de recursos genéticos (animais, vegetais e‎ florestais)

Objetivo da intervenção

No âmbito dos recursos genéticos animais, esta Intervenção visa assegurar a conservação e melhoramento dos recursos, de raças autóctones e de raças não autóctones. Apoiamos os trabalhos de gestão e monitorização das populações, a caracterização genética, produtiva e demográfica, a promoção da evolução genética das características de interesse em cada raça, como objetivo final dos programas de melhoramento, através da avaliação genética ou genómica e da utilização de reprodutores selecionados, bem como a recolha e conservação de material genético no banco português de germoplasma animal, e a promoção, divulgação e valorização dos recursos genéticos animais.

Para a conservação e melhoramento de recursos genéticos vegetais, vamos apoiar as ações previstas nos programas de conservação ou de melhoramento genético aprovados pela entidade competente. Os programas de conservação ou de melhoramento genético têm uma duração máxima de cinco anos, podendo ser apresentado um segundo programa após a conclusão do primeiro.

Na componente florestal, apoiamos as ações para conservação e melhoramento de recursos genéticos florestais previstas nos projetos que estejam em consonância com o Programa Operacional da Administração Pública para a Conservação e Melhoramento dos Recursos Genéticos Florestais (PROGEN).
Dada a natureza plurianual e de integração no espaço florestal, visa-se ainda criar as condições de salvaguarda do material genético objeto de estudo e conservação pelo PROGEN.

Os projetos de conservação ou de melhoramento genético têm uma duração máxima de cinco anos, podendo ser apresentado um segundo projeto após a conclusão do primeiro.

Consulte a Ficha de Intervenção que preparámos, e saiba mais sobre estes apoios.

Última atualização:

Publicado a: