Banner

LEADER no PEPAC no Continente arranca em cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes

LEADER no PEPAC no Continente arranca em cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes

Revitalizar os territórios, impulsionar a economia local, aumentar a qualidade de vida e fomentar a coesão social. Os valores LEADER no PEPAC no Continente arrancaram ontem em cerimónia presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Numa sessão coorganizada pela Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente e a Federação Minha Terra, o auditório da Associação dos Bombeiros Voluntários do Cadaval foi palco para a Assinatura dos Protocolos de Articulação Funcional entre a Autoridade de Gestão do PEPAC no Continente (AG) e os Grupos de Ação Local (GAL) e a respetiva Homologação pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Este ato constituiu um passo fundamental para a concretização das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária desenhadas pelas parcerias dos GAL para os seus territórios. 

O PEPAC no Continente mobiliza, assim, um montante global que ascende a 150 Milhões de euros, e que irá permitir aos 52 GAL envolvidos prosseguir a sua missão e colocar em marcha a concretização das suas estratégias, dinamizando a economia nos territórios rurais e aproximando as diversas comunidades numa abordagem territorial integrada.  

Mas o dia foi de dupla celebração. O GAL LEADER OESTE comemora este ano 30 anos de vida ao lado dos territórios da Região Oeste, e a data foi também assinalada com a mesa-redonda «Que LEADER, que futuro?», uma reflexão que contou com José Manuel Henriques, Professor catedrático, José Coutinho (coordenador no GAL Leader Oeste) e Teresa Pouzada (Vice-presidente da Federação Minha Terra) como oradores.  

Na intervenção de abertura desta mesa-redonda, o Presidente da Comissão Diretiva da AG do PEPAC no Continente, Rogério Ferreira, evidenciou a importância para o desenvolvimento rural das parcerias GAL, da abordagem LEADER, e da necessidade de um pensamento estratégico sobre o passado para reforçar o futuro. Agir para simplificar e automatizar os processos de submissão, análise e decisão de uma candidatura, e garantir a interoperabilidade de informação entre entidades, para construir estratégias LEADER mais robustas, eficazes e mais próximas dos seus beneficiários.  

Juntos, vamos reafirmar o compromisso comum de construir um futuro mais sustentável para os territórios rurais. 

Última atualização:

Publicado a: